REFLEXÃO
SETEMBRO AMARELO: É PRECISO AGIR
PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR EDUARDO E MARILISA
DE SANTO ANDRÉ - SP
SETEMBRO AMARELO: É PRECISO AGIR
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria)
O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
A campanha é em Setembro, já que o dia mundial de prevenção ao suicídio é dia 10 desse mês, mas falar sobre isso é fundamental em todos os meses do ano.
A depressão está entre os principais motivos para a ocorrência de suicídios, mas não é o único; portanto, diagnosticar o problema torna-se imprescindível para tratá-lo adequadamente. Precisamos ter isso em mente para auxiliar quem precisa de ajuda ou até mesmo identificar em si próprio algum transtorno emocional, especialmente no período em que vivemos uma pandemia, o que deixa todos mais vulneráveis emocionalmente.
Para isso, podemos contar com a ajuda de muitas instituições. É importante saber que o problema tem solução e que a pessoa não está sozinha para resolvê-lo. Nos sites www.setembroamarelo.com; www.setembroamarelo.org.br; www.cvv.org.br; encontramos muita informação, indicação de ajuda e uma vasta literatura sobre o assunto.
Sabe-se que a tristeza devido a uma frustração ou decepção é extremamente normal, mas ela deve gerar uma reflexão e impulsionar o crescimento emocional. Mas, se ao contrário, a tristeza se estende por muitos dias e começa afetar as relações interpessoais, atrapalhar a vida profissional ou pessoal, deixando a pessoa imersa em um sofrimento demasiado, é sinal de que ela precisa de ajuda. Um ponto importante a ser observado é que a depressão tem o fator genético envolvido, mas isso está longe de ser uma sentença para desenvolvimento da doença; serve apenas como alerta, algo a mais a ser observado.
No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. A organização é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde a década de 1970. Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo.
A igreja também não se omite em relação ao tema. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, fala da importância de conversar sobre o assunto.
"Não podemos deixar de debater e aprofundar esse tema em nossas famílias, escolas, comunidades, entre os amigos e, também na saúde pública. Todos temos a responsabilidade de ajudar a diminuir os índices que temos visto crescer em todas as faixas etárias, mas principalmente entre os jovens".
"Para nós, cristãos, esse é um grande desafio de testemunhar a fé, a esperança e o amor, através de nossa ação concreta de salvar vidas, de ajudar a dar sentido para quem perdeu a vontade de viver, e a fortalecer os que estão enfraquecidos nesse mundo que trata as pessoas como coisa descartável e sem valor", diz Dom Ricardo.
E mais do que se informar, conversar sobre o tema, faz-se necessário algo que está cada vez mais raro em nossos dias: ouvir, colocar-se à disposição daquele que precisa falar, precisa externar suas angústias, para que elas não o sufoquem mais. Peça que o Espírito Santo o ilumine para ser um bom ouvinte, ouvir e acolher com amor fraternal, sem julgamentos e depois poder orientar da melhor maneira possível. Talvez seja necessário buscar ajuda profissional, de um médico e/ou de um psicólogo, mas com certeza a conversa será de grande ajuda.
E se for você a necessitar de ajuda, não hesite em buscá-la, pelos meios já informados e sempre em Deus. Ele nunca nos abandona e encontra meios para chegar até nós.
"Por isso não tema, pois estou com você. Não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa." Isaías 41:10
Afinal não podemos nos esquecer de, nas trevas buscar a luz, que é Jesus Cristo! E assim, iluminados por Ele, sermos luz na vida dos que sofrem.